Relógio de quartzo: entenda porque eles são um dos mais precisos!

Depositphotos 29623125 S

Os relógios de quartzo surgiram no final da década de 1920, porém foram se aprimorando até se popularizarem rapidamente na década de 1970 e ganhar mercado, tomando a frente nas vendas dos relógios manuais e automáticos. Você sabe o que é e como funciona um relógio desta categoria? Leia mais a respeito do tema e aprenda sobre este objeto precioso e bastante apreciado no mundo da relojoaria.

O que são os relógios de quartzo?

Basicamente, o relógio de quartzo se diferencia dos outros marcadores de tempo por usar este mineral para mover os ponteiros da máquina. A categoria proporciona relógios entre os mais precisos do mercado, estimando-se um atraso de 10 segundos, no máximo, por mês. Assim, tal exatidão superou em muito os antigos relógios mecânicos, que operam à base de mecanismos, cordas e molas, visto que estes perdem em torno de um décimo de segundo por dia (de sorte que os relógios feitos de quartzo não perdem mais de um milésimo por dia). Essa vantagem e o seu barateamento progressivo fizeram as vendas subirem bastante quase cinquenta anos após sua descoberta, sendo hoje bastante populares.

Como esses relógios surgiram?

No final do século XX, os irmãos Pierre e Jacques Curie ratificaram que certo grupo de cristais, dentre os quais o quartzo, o topázio e a turmalina, por exemplo, eram capazes de produzir eletricidade quando deformados pela ação de cargas mecânicas. Tais insumos minerais tinham propriedades piezoelétricas, o que significa dizer que os cristais geram tensão elétrica a partir da compressão mecânica, mas também sofriam deformações quando sujeitados a eletricidade, de modo que tinham, por decorrência, vibrações em frequências que poderiam ser conhecidas e previstas.

O primeiro oscilador de quartzo foi construído, em 1921, pelo engenheiro eletricista Walter G. Cady. Enfim, em 1927, dois engenheiros de telecomunicações, Warren Marrison e J. W. Horton, da Bell Telephone Laboratories, construíram o primeiro relógio de quartzo depois de pesquisarem exaustivamente por uma fonte confiável de frequência. O protótipo montado pelos dois reuniu um cristal de quartzo a um circuito elétrico, o qual provocava vibrações no mineral e o fazia mover as engrenagens e, por consequência, os ponteiros.

Como é o funcionamento dos relógios de quartzo?

Basicamente, o relógio de quartzo funciona a partir do estímulo de energia elétrica originária da bateria que alimenta o seu sistema. Os pulsos elétricos, aproveitando-se das propriedades de piezoeletricidade do material, conservam uma vibração constante, de sorte que o cristal é cortado no formato de um garfo de diapasão e suscita vibrações na casa das 32.768 vezes por segundo. Os pulsos seguem a um circuito eletrônico, transformando-se em impulsos, que são amplificados e vão regular um pequeno motor, o qual desloca as engrenagens e os ponteiros.

Existem vários benefícios no relógio de quartzo, entre as quais está sua precisão e estabilidade no funcionamento, sendo hoje em dia mais barato do que as opções mecânicas e de corda. As baterias desses aparelhos duram em média dois anos, mas isso pode variar de acordo com as funções que ele apresenta.

Se você deseja praticidade e alta precisão, esta categoria é a ideal para a sua rotina e estilo. Você já pensou em adquirir um relógio de quartzo? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco!